Blog 360

Entenda por que seu esporte favorito pode trazer risco para sua saúde?

Já ouviu falar no "Atleta de final de semana"? Saiba quais são os riscos que estas pessoas correm.

Entenda por que seu esporte favorito pode trazer risco para sua saúde?

Você já deve ter ouvido falar no famoso “atleta de final de semana”, que só pratica atividades físicas aos sábados e domingos, ou apenas nos dias de folga. Seja uma corrida ou até aquela pelada com os amigos, para ser benéfico, o esporte precisa ser praticado com regularidade, e praticá-lo apenas quando sobra tempo pode causar alguns problemas.


Isso porque a prática de forma esporádica não traz os resultados almejados e faz ainda com que o praticante exagere nesses treinos. É aí que surge o perigo. “A pessoa não se encontrará preparada e apta para a atividade realizada. Vai estar exigindo mais do seu corpo do que ele pode aguentar”. O que acaba aumentando as chances de lesões musculares e problemas cardíacos. 


E a situação se complica ainda mais dependendo do histórico do indivíduo. “Se  ficou muito tempo no sedentarismo, como está seu peso e condicionamento físico, se possui problemas de saúde etc... Esses são alguns detalhes que podem tornar ainda mais perigosa a prática esporádica de exercício. 


Outro ponto importante é que o exercício feito uma ou duas vezes na semana, ou apenas nos dias de folga, não deixa o corpo se recuperar do esforço quando feito de forma consecutiva(Sábado e Domingo por exemplo), ou gera um intervalo de tempo muito grande entre uma sessão e outra de atividade, o que não trará benefícios ao desempenho do praticante.  

Lesões mais comuns dos atletas de final de semana

Entorse

Lesão clássica quando o movimento de uma articulação vai além da ação normal. Nesse caso, há um deslocamento súbito da articulação. Geralmente, os membros mais afetados são joelho e tornozelo.

Tendinite

A tendinite é um processo inflamatório referente ao trauma de um tendão, ocasionado por esforços físicos repetitivos. Os tenistas servem como exemplo, pois adquirem inflamações no tendão do antebraço.

Distensão muscular

A distensão acontece quando há ruptura do tecido fibroso dos músculos ou das fibras musculares. Normalmente, ocorre por estresse muscular, ou seja, quando existe um esforço muito grande, também conhecido por estiramento muscular.

Luxação

Quando há deslocamento ou separação das partes ósseas de uma superfície articular, chamamos de luxação. O ombro é um dos mais atingidos pelo problema.

Ruptura do ligamento ou tendão

Pessoas que praticam esportes de impacto lesionam, com frequência, essa difícil área de cicatrização. Nesse caso, o joelho é o principal membro afetado.

Contusões

As escoriações decorrentes de pancadas e batidas são clássicas em pessoas que não estão habituadas a atividades físicas. Por essa razão, é bem comum que os músculos mais fracos tenham as maiores tendências em contusões. Aqui está mais um bom motivo para estender os treinos durante a semana.

Fraturas

Pessoas ativas, que praticam exercícios diariamente, são menos propensas a fraturas, já que seus ossos se tornam mais fortes devido à pressão constante. Entretanto, caso a força seja exagerada, os atletas tendem a apresentar fraturas por estresse, quando há um desgaste muito grande dos membros.


Motivos para praticar esporte com segurança e orientação não faltam, independente da frequência. Por isso tente praticar atividade física com regularidade, seja ela qual for. E sempre procure o auxilio de um profissional. Ou você vai querer correr o risco de se lesionar?

Leia também

Chamada

Vamos agendar uma aula experimental gratuita?

Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma aula!

Tenho interesse!
Fale conosco