Blog 360

Benefícios do Pilates para corredores e ciclistas

Sua prática ajuda o atleta a melhorar o seu desempenho nas ruas e também na prevenção de lesões

Benefícios do Pilates para corredores e ciclistas

O Pilates é um método muito procurado para quem busca consciência e fortalecimento corporal. Porém, a sua prática não é indicada apenas para esses casos, pois, também é um ótimo aliado para atletas, especificamente, para corredores de rua e ciclistas.

Sua prática ajuda o atleta a melhorar o seu desempenho, pois: aumenta a flexibilidade; melhora o controle corporal trazendo economia do movimento; aprimora a performance do atleta; fortalece e estabiliza a postura e o tronco; alinha as articulações; aumenta a capacidade respiratória; retarda a fadiga, promovendo um melhor rendimento durante exercícios aeróbios. Além disso, auxilia na prevenção de lesões com: tendinites, fascites, cãibras, dores no quadril e dores lombares.

Outro fator relevante é que, apesar de trabalhar o corpo por completo, o Pilates também fortalece o "core": região central do corpo formada pela musculatura do abdômen, do assoalho pélvico e da lombar. Por isso, os exercícios estimulam a uma ativação correta da musculatura abdominal, o que ajuda a manter a estabilidade da região lombar durante a corrida.

Também é importante ressaltar que, para que você atleta consiga atingir todo o potencial proporcionado pelo Pilates, a prática deve ser realizada sob a orientação de um profissional capacitado que possa elaborar um treino personalizado que supra as suas necessidades e objetivos. 

É indicado realizar a atividade de duas a três vezes por semana e, nos períodos em que a corrida exigir um maior esforço, o aconselhado intercalar os dias de cada exercício físico para não sobrecarregar a musculatura.

O “Pilates devolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito”. Joseph Pilates

Aqui no Espaço 360° contamos com aulas de Pilates realizadas por fisioterapeutas com formação completa pela Escola Brasileira de Pilates. Agende a sua aula experimental gratuita conosco: (45) 9 9935-8387 (WhatsApp)

Leia também

Chamada

Vamos agendar uma aula experimental gratuita?

Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma aula!

Tenho interesse!
Fale conosco